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ITABUNA-BA

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CRAS II realiza atividades de integração com a comunidade

 



O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) II de Nova Ferradas está com uma agenda de atividades para integração e atendimento à comunidade. A programação conta com visitas e encontros de assistências, palestras informativas e atividades externas. Na manhã de terça-feira (24), foi realizada a Caminhada da Primavera, animada pela fanfarra dos alunos da Escola Municipal Lourival Oliveira, com a participação dos grupos de convivência do CRAS II e do Projovem Adolescentes Do bairro. Para esta quinta-feira estão programadas palestras para pais e responsáveis do espaço Ana Francisca, na Rua dos Bandeirantes, em Ferradas, às 8h30min. Ainda no mesmo dia, haverá uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde e participantes dos grupos de convivência do CRAS II, com foco nas demandas das comunidades assistidas tanto pelas Unidades de Saúde quanto pelo CRAS. Por fim, às 14 horas, ocorre o encontro do grupo “Mulheres conquistando espaço”, com mulheres e famílias. Além dessas atividades, semanalmente acontecem os encontros com os Grupos de Gestantes, às 14 horas das segundas-feiras, e às terças-feiras, no mesmo horário, é a vez do encontro do Grupo de Convivência da Melhor Idade. O Centro de Referência de Assistência Social II, localizado na Praça de Nova Ferradas, atende também às comunidades da Urbis IV, Jorge Amado, Nova Itabuna e Roça do Povo. Segundo Luciana Seara, diretora do Departamento de Proteção Social Básica – Módulo I, o CRAS II estava desativado há quase um ano, e as atividades foram retomadas pela nova gestão municipal para melhor atender à população. “É necessário estreitar os laços com a comunidade para que o atendimento seja mais completo”, frisou.

 

 

Prefeitura realiza melhorias na estrada de acesso à Roça do Povo



A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) está realizando melhorias na estrada principal de acesso à Roça do Povo. Os serviços de drenagem e patrolamento foram iniciados ontem em atendimento às reivindicações dos moradores. Depois de conversar com o secretário Marcos Monteiro, os próprios manifestantes se prontificaram a ajudar na realização dos serviços de drenagem. A Prefeitura e a Emasa forneceram cerca de 40 metros de manilhas de 20, 40 e 60 milímetros que começaram a ser colocadas para a drenagem da estrada, onde também foi iniciado o patrolamento com a utilização de uma retroescavadeira e uma motoniveladoral recentemente adquiridas pela Prefeitura. Segundo a presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Roça do Povo, Maria das Neves, a comunidade está depositando suas esperanças na nova gestão, adiantando ainda que também será necessário melhorar os 38 ramais que partem da estrada em direção aos lotes. No começo do ano a estrada de acesso à Roça do Povo recebeu melhorias da Sedur que patrolou todos os cinco quilômetros de extensão do acesso. Maria das Neves informa que cerca de 2.800 pessoas residem na localidade, distribuídas em 414 lotes cedidos em comodato pelo município. “A Roça do Povo foi inaugurada há 23 anos e as condições de acesso e abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto são precárias. Sempre fizemos reivindicações, mas nunca foram resolvidas”, disse. O encarregado de terraplanagens da Sedur, Roque Júnior, explicou que após a instalação das manilhas será feito o encascalhamento da estrada, que se encontra bastante esburacada. Ele lembra que o primeiro ponto de instalação de manilha já foi realizado há cerca de 20 dias e que a previsão para a conclusão dessa fase dos serviços é de até 15 dias, pois depende de boas condições climáticas.
 
 

Prefeitura de Itabuna agiliza liberação para projetos simples

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) está respondendo em até 48 horas aos pedidos de liberação de projetos, com despacho simples, que estejam com a documentação em dia. São serviços como: rompimento de asfalto para ligação de água, licença para construção, instalação de número em portas e cadastramento de imóveis no setor. Antes, estes serviços demoravam até dois meses para serem liberados. Atualmente estando devidamente documentados, os processos são analisados com brevidade por uma equipe de 15 servidores. O diretor do Departamento de Obras Públicas da Sedur, Fernando Sales, conta que o maior obstáculo ainda está na documentação. “Muitos não tem escritura dos imóveis ou todos os documentos exigidos. A única coisa que pode atrasar o processo são os documentos irregulares”, observou. Os documentos necessários para liberação dos processos são: comprovante de pagamento do IPTU do ano corrente, documento de posse registrada no Cartório de Registro de Imóveis e alvará (quando houver construção).
 

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